domingo, 10 de janeiro de 2010

O cachorro pode nos ajudar a ser mais saudável

Uma pesquisa feita na Grã Bretanha com cinco mil pessoas, separadas entre pessoas que possuem cachorro e que não possuem, aponta que ter o bichinho de estimação pode ser uma maneira de ficar em dia com a saúde e ter um bom preparo físico.
'
Para a maioria de nós, não sobra tempo para uma rotina diária da academia ou a prática de outros esportes, como a corrida. A idéia da pesquisa foi calcular o tempo que gastamos fazendo estas atividades com o tempo que usamos para levar nossos animais para passear.
'
A pesquisa relata também o prazer de fazer esses passeios, sendo que 22% dos donos de cães acham uma obrigação e 70% das pessoas que frequentam academias acham um dever fazer suas atividades.
'
' Diego Freitas - Estudante de Educação Física da UECE.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Educação física e a obesidade.


Vivemos em uma sociedade contemporânea, caracterizada principalmente pelos seus avanços tecnológicos, esses avanços tem nos deixado a cada dia mais dependente da tecnologia, celulares, computadores, MPs, ipods e outras diversas criações da tecnologia.

As grandes invenções tecnológicas são as principais ferramentas para tornar as pessoas sedentárias.O sedentarismo é maior responsável pela obesidade, essa acarreta uma série de doenças, em particular doença cardiovascular, diabetes mellitus tipo 2, apnéia do sono e osteoartrite.

A educação física tem um papel muito importante quando se trata de obesidade, pois os educadores físicos atuam tanto na prevenção quanto no tratamento da doença, juntamente com médicos e nutricionistas. Cada um realizando sua função de acordo com sua capacidade profissional, o educador físico atua na prescrição e acompanhamento de exercícios físicos.
'
"De acordo com estudos do IBGE, está aumentando o número de pessoas obesas. As pesquisas indicam que há cerca de 17 milhões de obesos no Brasil, o que representa 9,6% da população. Segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, há 300 milhões de obesos no mundo e, destes, um terço está nos países em desenvolvimento. A OMS considera a obesidade um dos dez principais problemas de saúde pública do mundo, classificando-a como epidemia."
'
' Neto Vasconcelos - Estudante de Educação Física da UECE.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Mais respeito com o corpo.

A musculação está virando rotina de muitas pessoas, que querem um corpo mais saudável e bonito.Ganhar massa muscular, definir músculos, perder peso e ficar sempre de bem com a balança são as maiores metas dos alunos.

A prática dessa atividade é muito importante para o ser humano, não só pela estética, mais principalmente pela a saúde. Ser saudável não se limita em ter um corpo aparentemente perfeito, mas sim, uma serie de fatores como, por exemplo, uma alimentação balanceada e a pratica correta de atividades físicas.

O mais importante é ter a consciência de que a musculação é uma atividade séria, que requer muito cuidado, nos treinos o aluno deve sempre está acompanhado de um profissional de educação física, pois ele sim é capacitado para prescrever exercícios e proporcionar uma atividade saudável respeitando os seus limites e conseqüentemente seu corpo.

'

'Neto Vasconcelos - Estudante de Educaçao física da UECE.