quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Cólicas Menstruais e Atividade Física: Conforto ou Incômodo?


Todo mês nós mulheres passamos por uma desagradável sensação, a famosa dismenorréia ou mais popularmente falando a menstruação. Esse processo do organismo feminino traz muitas dificuldades para as mulheres e para as pessoas que convivem com elas. Causam indisposição, mal- estar e desconforto, além de algumas mulheres sentirem mais fortemente os sintomas das cólicas menstruais como: enxaqueca, diarréia, dores nas costas e atingir também o psicológico tornando a mulher mais sensível e no humor; fazendo com que as mulheres se irritem muito facilmente; a chamada TPM.

'
Em algumas mulheres as cólicas menstruais são mais suportáveis do que em outras. Existem métodos ou podem ser chamados de meios que podem amenizar essas cólicas de uma forma saudável e prazerosa. Primeiramente na alimentação, procurando se alimentar sempre de alimentos de baixa gordura, evitar lacticínios e ingerir mais grãos, verduras e peixes. Outro meio é ingerir muito líquido, de preferência água, pois ajuda na eliminação de toxinas.

'
E o método que colocamos em discussão aqui: a atividade física. Muitas mulheres acham que fazer atividade física enquanto estão menstruadas ou com cólicas é prejudicial ou irá causar incômodo e assim aumentando a dor. Mas pelo contrário fazer atividade física enquanto temos cólicas é muito benéfico; pois cólicas nada mais é do que a dificuldade de circulação do sangue no útero, na parte abdominal, e com a prática de atividade física o sangue irá circular mais rapidamente sendo enviado para os músculos que estão sendo trabalhados mais freqüentemente e solicitando essa circulação mais rápida do sangue. Assim causando certo conforto mais rapidamente as mulheres e causando uma alteração no humor, liberando endorfinas que causam uma sensação de prazer e melhorando o humor das mulheres. A corrida também é uma prática muito saudável e que libera a adrenalina que faz com que a pessoa se sinta melhor e faz com que se esqueça de certa forma a dor da cólica.

'
Mas vale ressaltar que essas atividades físicas devem ser praticadas moderadamente, sem muito exagero e sem muito peso; se o caso for musculação. Procurando moderar nos primeiros dias de menstruação se a dor estiver muito forte e com o auxílio de um profissional de educação física bem capacitado. Portanto pratique SIM atividade física quando estiver com cólicas menstruais, mas com um auxílio de um profissional e com cuidado. Pois é comprovado cientificamente que mulheres que praticam algum tipo de exercício físico ou atividade física freqüentemente, sentem menos dores de cólicas do que mulheres sedentárias. Atividades físicas que são muito bem recomendadas para esse ponto específico é a yoga, dança, tai chi chuan, pilates e caminhadas.

'

Luciana Fialho - Estudante de Educaçao fisica da UECE

domingo, 14 de fevereiro de 2010

A Atividade Física para Deficientes Físicos


A prática de uma atividade física vem ajudando portadores de deficiência a adquirirem uma vida mais saudável, aumentando sua auto-estima, desenvolverem seus potencias e proporcionando maior independência social e econômica.
'
Algumas Universidades já apresentam cursos de especialização para o Profissional de Educação Física trabalhar com deficientes físicos, é a chamada Educação Física Adaptada.
'
Todos podem praticar esportes, até pessoas com baixa mobilidade física, acompanhados por profissionais qualificados, podem descobrir os benefícios para a mente e o corpo da atividade física, possibilitando também que sejam valorizados e que se integrem em outros grupos da sociedade. Existem vários esportes adaptados que incluem o portador de deficiência no desporto, inclusive em competições, reconhecendo suas capacidades e potenciais.
'
Na Carta Internacional de Educação Física e Desporto, de 1978, feita pela ONU, afirma que “a prática da educação física e do desporto é um direito fundamental para todos”, e “que são indispensáveis para o pleno desenvolvimento da personalidade”. Então, não faltam estímulos para todas as pessoas escolherem uma atividade física e terem uma vida mais saudável.
'
Diego Freitas - Estudante de Educação Física da UECE.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Mulher ativa


Gravidez não significa contra indicação para pratica atividade física. Em nossa sociedade pós-moderna é notório que a mulher vem ganhando cada vez mais espaço, e conquistando mais direitos. Embora tantas conquistas uma mulher nunca será igual ao homem, pois ela é um ser brilhante que tem muitas virtudes que nem tem um homem, uma delas é a Capacidade Gerar um filho, por essa e várias outras virtudes a mulher precisa de mais cuidados, e precisa também ser Tratada não como inferior, mais simplesmente como mulher.
'
A prática de atividade física não deixa de Ser Uma Mulher da Conquista. Hoje elas e toda sociedade tem plena consciência que de que atividade física é um fator que proporciona um melhor estilo de vida, com o corpo ea mente mais saudável.
'
Uma novidade Tem sido uma pratica dessas atividades no período de gestação. Dores, Cãibras, inchaço, edemas são fatores extremamente Desagradaveis nenhum período da gravidez, uma pratica correta de atividade física tem amenizado esses Incómodos típico desse período, nove meses Agradáveis assim proporcionando assim mais assim assim assim, de relaxamento e bebê com Aproximação.
'
Neto Vasconcelos - Estudante de Educação física da UECE.