
Vivemos em uma sociedade contemporânea, caracterizada principalmente pelos seus avanços tecnológicos, esses avanços tem nos deixado a cada dia mais dependente da tecnologia, celulares, computadores, MPs, ipods e outras diversas criações da tecnologia.
As grandes invenções tecnológicas são as principais ferramentas para tornar as pessoas sedentárias.O sedentarismo é maior responsável pela obesidade, essa acarreta uma série de doenças, em particular doença cardiovascular, diabetes mellitus tipo 2, apnéia do sono e osteoartrite.
A educação física tem um papel muito importante quando se trata de obesidade, pois os educadores físicos atuam tanto na prevenção quanto no tratamento da doença, juntamente com médicos e nutricionistas. Cada um realizando sua função de acordo com sua capacidade profissional, o educador físico atua na prescrição e acompanhamento de exercícios físicos.
'
"De acordo com estudos do IBGE, está aumentando o número de pessoas obesas. As pesquisas indicam que há cerca de 17 milhões de obesos no Brasil, o que representa 9,6% da população. Segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, há 300 milhões de obesos no mundo e, destes, um terço está nos países em desenvolvimento. A OMS considera a obesidade um dos dez principais problemas de saúde pública do mundo, classificando-a como epidemia."
'
' Neto Vasconcelos - Estudante de Educação Física da UECE.