quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Cólicas Menstruais e Atividade Física: Conforto ou Incômodo?


Todo mês nós mulheres passamos por uma desagradável sensação, a famosa dismenorréia ou mais popularmente falando a menstruação. Esse processo do organismo feminino traz muitas dificuldades para as mulheres e para as pessoas que convivem com elas. Causam indisposição, mal- estar e desconforto, além de algumas mulheres sentirem mais fortemente os sintomas das cólicas menstruais como: enxaqueca, diarréia, dores nas costas e atingir também o psicológico tornando a mulher mais sensível e no humor; fazendo com que as mulheres se irritem muito facilmente; a chamada TPM.

'
Em algumas mulheres as cólicas menstruais são mais suportáveis do que em outras. Existem métodos ou podem ser chamados de meios que podem amenizar essas cólicas de uma forma saudável e prazerosa. Primeiramente na alimentação, procurando se alimentar sempre de alimentos de baixa gordura, evitar lacticínios e ingerir mais grãos, verduras e peixes. Outro meio é ingerir muito líquido, de preferência água, pois ajuda na eliminação de toxinas.

'
E o método que colocamos em discussão aqui: a atividade física. Muitas mulheres acham que fazer atividade física enquanto estão menstruadas ou com cólicas é prejudicial ou irá causar incômodo e assim aumentando a dor. Mas pelo contrário fazer atividade física enquanto temos cólicas é muito benéfico; pois cólicas nada mais é do que a dificuldade de circulação do sangue no útero, na parte abdominal, e com a prática de atividade física o sangue irá circular mais rapidamente sendo enviado para os músculos que estão sendo trabalhados mais freqüentemente e solicitando essa circulação mais rápida do sangue. Assim causando certo conforto mais rapidamente as mulheres e causando uma alteração no humor, liberando endorfinas que causam uma sensação de prazer e melhorando o humor das mulheres. A corrida também é uma prática muito saudável e que libera a adrenalina que faz com que a pessoa se sinta melhor e faz com que se esqueça de certa forma a dor da cólica.

'
Mas vale ressaltar que essas atividades físicas devem ser praticadas moderadamente, sem muito exagero e sem muito peso; se o caso for musculação. Procurando moderar nos primeiros dias de menstruação se a dor estiver muito forte e com o auxílio de um profissional de educação física bem capacitado. Portanto pratique SIM atividade física quando estiver com cólicas menstruais, mas com um auxílio de um profissional e com cuidado. Pois é comprovado cientificamente que mulheres que praticam algum tipo de exercício físico ou atividade física freqüentemente, sentem menos dores de cólicas do que mulheres sedentárias. Atividades físicas que são muito bem recomendadas para esse ponto específico é a yoga, dança, tai chi chuan, pilates e caminhadas.

'

Luciana Fialho - Estudante de Educaçao fisica da UECE

6 comentários:

  1. ótimo assunto, Luciana! contêm grande quantidade de informações que servem como dica para todas as mulheres e os homens que convivem com elas, para lhes indicar a educação física como saída para esses incômodos. achei a ilustração tudo haver com o assunto!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Diego!
    Quis mesmo abordar esse assunto pois existem muitas mulheres como eu, que sentem dores de cólicas muito fortes e quis tirar esse mito de que atividade física aumenta as cólicas menstruais.

    ResponderExcluir
  3. 'muito bom luciana.
    parabens.essa é mais uma prova de
    que so não pratica atividade fisca quem não quer.

    ResponderExcluir
  4. ME RESTOU APENAS UMA DúVIDA SERÁ QUE AO NOS MOVIMENTARMOS MAIS,O FLUXO DE SANGUE NÃO FICARIA MAIS INTENSO?

    ResponderExcluir
  5. Adorei as informações, então mulheres. exercício físico e uma boa alimentação...

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito , hj foi a primeira vez que mestruei e quando eu for fazer ed. fisica não sabia se era : Conforto ou Incômodo :) Obg Luciana Fialho

    ResponderExcluir