domingo, 14 de fevereiro de 2010

A Atividade Física para Deficientes Físicos


A prática de uma atividade física vem ajudando portadores de deficiência a adquirirem uma vida mais saudável, aumentando sua auto-estima, desenvolverem seus potencias e proporcionando maior independência social e econômica.
'
Algumas Universidades já apresentam cursos de especialização para o Profissional de Educação Física trabalhar com deficientes físicos, é a chamada Educação Física Adaptada.
'
Todos podem praticar esportes, até pessoas com baixa mobilidade física, acompanhados por profissionais qualificados, podem descobrir os benefícios para a mente e o corpo da atividade física, possibilitando também que sejam valorizados e que se integrem em outros grupos da sociedade. Existem vários esportes adaptados que incluem o portador de deficiência no desporto, inclusive em competições, reconhecendo suas capacidades e potenciais.
'
Na Carta Internacional de Educação Física e Desporto, de 1978, feita pela ONU, afirma que “a prática da educação física e do desporto é um direito fundamental para todos”, e “que são indispensáveis para o pleno desenvolvimento da personalidade”. Então, não faltam estímulos para todas as pessoas escolherem uma atividade física e terem uma vida mais saudável.
'
Diego Freitas - Estudante de Educação Física da UECE.

6 comentários:

  1. issO aew . . .
    mesmo q limitado os deficientes tem chance de possuir uma rotina de atividades q podem ajudalos a sair do sedentarismo . . .
    artigo mto show
    ^^

    ResponderExcluir
  2. vlw ai paulo vitor! espero melhorar a cada artigo!
    =P

    ResponderExcluir
  3. educaçao fisica adptada é um tema muito bom.
    parabens,texto muito legal.

    ResponderExcluir
  4. muito bom asunto, muito relevante, parabéns pela ideia de falar sobre esse assunto.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo, Diego. É sempre brilhante retomar assuntos que cogitam pela nossa sociedade e que, por algum motivo, não se torna presente na vida das pessoas que sabem que existem tais problemas e fingem que não existam, no caso, a questão da prática de uma atividade física para deficientes, deficientes estes que são pessoas normais perante as oportunidades que a vida pode oferecer. Temos várias pessoas que representam o Brasil em jogos para- olimpicos e nem por isso eles deixam de ser pessoas felizes e capazes de desempenhar um papel importante na sociedade.

    Parabéns! Muito bom mesmo o assuntos abordado.

    ResponderExcluir
  6. vlw esse texto deu pra mim fazer um trabalho de escola

    ResponderExcluir